quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Primeira Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente na escola.

A E.E. “Padre Alberto Vellone” realizou  I Conferência Infanto Juvenil do Meio Ambiente  com o apoio  dos alunos, pais, direção e parceria com a Divisão do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Conchal  no dia  26 de agosto de 2013(2ª feira) no período da tarde, explorando o tema sustentabilidade.

                        

Na abertura, a professora Maria Rosa de Campos Souza (ciências) explicou sobre a importância dos recursos naturais que a terra oferece e como a escola pode utilizá-los visando a sustentabilidade, destacou também a importância desta conferência como espaço para discutir a política da qualidade de vida.
                       


Em seguida, os alunos envolvidos nos projetos, integrantes da COM-VIDA (Comissão do Meio Ambiente e qualidade de vida) apresentaram os principais objetivos de seus projetos desenvolvidos  de acordo com os temas da conferência:  terra, água, fogo e ar.

                                   


Logo após, houve uma palestra com a Chefe de Divisão do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, Bruna Fadel Tarossi (engenheira ambiental) reforçando e esclarecendo com mais informações  os temas da conferência e dos projetos desenvolvidos pelos alunos.

                              




 Entre os projetos apresentados, destacou-se “Deposite seu lixo eletrônico: a natureza agradece.” 

                                                 


Essa iniciativa de implantar um posto de coleta para o descarte e reciclagem do lixo eletrônico na escola, visa aproximar a comunidade local para um envolvimento e sensibilização mais consciente.
Lembrando que o lixo eletrônico quando descartado de maneira inadequada contamina a natureza e traz riscos a saúde.
A comunidade escolar, em parceria com a Divisão do Meio Ambiente do Município disponibiliza a toda comunidade local este ponto de coleta do lixo eletrônico.




Etapas da Conferência

Alunos,pais, professores,funcionários, gestores e comunidade local 



Professora Maria Rosa de Campos Souza (ciências) iniciando ma Conferência


Apresentação dos projetos COM-VIDA



Eleição do delegado








Colaboradores artísticos



Projetos

Jardim Vertical


Compostagem


Cisternas de água



Energia Sustentável

                                       


                                                                      Ações





  













Vídeo


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Ilustração da música "Mais uma vez" de Renato Russo

Atividade de interpretação textual seguido de uma ilustração da música "Mais uma vez" (Renato Russo), acompanhado de ilustração. Alunos da 7ªA orientados pelo Professor Alex Panini nas aulas de Língua Portuguesa.











sexta-feira, 23 de agosto de 2013

IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente no Estado de São Paulo 2013

A Direção da E.E. "Padre Alberto Vellone" convida os Senhores pais e a comunidade local para prestigiar a participação de nossos alunos na IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente no Estado de São Paulo- 2013, será nesta segunda-feira (26/08/13) às 16:00h. 
Contamos com sua presença.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dia do Folclore

Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.

O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a partir do anonimato, já que todos os componentes folclóricos são de autoria desconhecida; da aceitação coletiva, já que cada pessoa absorve a essência folclórica e a repassa aos outros a partir de seu entendimento próprio; e da transmissão oral, já que antigamente não havia meios de comunicação como na atualidade. Para manter vivo o folclore típico de cada região existem datas específicas para a realização dos festejos e artes.


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CRONOGRAMA DE PROVAS PARA AGOSTO

CRONOGRAMA DE PROVAS 3º BIMESTRE
AGOSTO
19/08-6ºE - GEO
            7ºA – GEO

20/08-1ªA(EM)- GEO
            7ªA- HIST
            7ªB- HIST
             6ºB- GEO

21/08- 1ªA(EM) – Química
             6ºA- GEO
             6ºC - GEO
             6ºD- GEO

22/08- 1ªA(EM)- PORT

23/08-7ªC- PORT
           8ªA – HIST
           8ªB – HIST
           8ªC – HIST
           1ªA(EM)- FÍSICA
           6ºE – HIST

26/08- 7ªC – GEO
             8ªA- CIÊNCIAS
            1ªA(EM)- BIO
             6ºA- CIÊNCIAS
             6ºB – CIÊNCIAS
             6ºD- HIST
             7ªD – CIÊNCIAS

27/08- 7ªA- PORT
             7ªB- PORT
             7ªC – HIST
             8ªA – GEO
             8ªB – PORT
             8ªC – GEO
             1ªA(EM)- HIST
             6ºA – HIST
            6ºB – MAT
            6ºC – CIÊNCIAS
             6ºD- CIÊNCIAS
            6ºE- CIÊNCIAS
            7ºA – PORT

27/08- 7ªD – HIST

28/08- 7ªA – MAT
             7ªB – GEO
             8ªA- MAT
             8ªB – MAT
             8ªC –PORT
             1ªA- MAT
             6ºB – HIST
             6ºC- MAT
             6ºE- MAT
             7ºA- HIST
             7ªD- MAT

29/08- 7ªA- CIÊNCIAS
             7ªB- CIÊNCIAS
             7ªC- CIÊNCIAS
            8ªA – PORT
             8ªB- GEO
             8ªC- MAT
             1ªA(EM)- FILO
             6ºA- MAT
            6ºC- HIST
            6ºD- PORT
            7ºA- CIÊNCIAS
            7ªD- PORT

30/08-7ªA- GEO
            7ªB- MAT
            7ªC- MAT
           8ªB- CIÊNCIAS
           8ªC- CIÊNCIAS
           1ªA(EM)- SOCIO
           6ºA- PORT
           6ºB- PORT
           6ºC- PORT
           6ºD- MAT
           6ºE- PORT
           7ºA- MAT
           7ªD- GEO

CRONOGRAMA DE PROVAS AGOSTO

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Projeto Bullying

A aluna Fernanda  produziu um texto, através de pesquisas tratando o tema "Bullying"- Profª Mª Ignez

Projeto Bullying
O que é o Bullying?
Vou começar contando uma coisa engraçada que aconteceu na escola onde estudava. Uma professora, de outra classe apareceu na minha e perguntou alguém sabe o que é bule? A maioria respondeu que é quando alguém maltrata, bate, em alguém, mas o bule que a professora estava perguntando era outro, era aquele que usa na cozinha pra fazer chá, café. Então, gente começo falando, ou melhor, escrevendo isso por que às vezes o que achamos que é uma coisa e não é, e o que achamos que não é, às vezes é. E talvez aconteça isso com a palavra bullying.
Bullying, é uma palavra que vem do inglês bully que quer dizer brigão, valentão. E assim “Bullying” pode ser traduzido como ameaçar, intimidar, maltratar, ridicularizar. Aqui no Brasil pode ser entendido também como “zoar”, tirar sarro, brigar, xingar, apelidar, não conversar, provocar, desentender, não gostar, excluir, irritar.
Mas aí vem a pergunta: quer dizer que se eu zoar meu colega na escola por que o time de futebol que ele torce perdeu de lavada é bullying? Tirar sarro por que um colega da escola estava paquerando uma menina e levou uma “fora”, é bullying? Ou por que briguei com uma amiga por que ela colocou um apelido, é bullying? Alguém pisou na casca de banana e caiu e eu não consegui deixar de rir quer dizer que estou fazendo bullying ou sofrendo bullying?
NÃO gente! O bullying acontece quando tudo isso escrito acima ocorre quase que diariamente, e sempre com essa pessoa e sem uma causa ou motivo. E brigar, discutir, ou ficar alguns dias sem falar com um amigo ou colega é normal quando existe um motivo. E o bullying não acontece apenas na escola, mas também no trabalho, no clube.
Para que aconteça o bullying é preciso ter um autor (agressor) é aquele que PRATICA o Bullying, o alvo (vitima) é aquele que é o “AGREDIDO”, e o espectador (que assiste) é que INCENTIVA os autores contra o alvo, muitos não com a intenção de, agredir, envergonhar, ou por gostarem de assistir, mas fazem isso por medo de serem as próximas “vitimas”.
E tem mais: sabiam que o bullying praticado por meninos e meninas tem diferenças? Os meninos praticam mais agressão física,batendo,xingando,enquanto as meninas são mais “discretas”, elas fazem bullying deixando de conversar, isolando,falando das roupas,cabelos, da aparência, inventando mentiras, fazendo “fofocas” desta para outras.
O bullying pode ser então tanto uma agressão física como bater, dar socos, pontapés, como agressão psicológica e verbal que é falar mal, e pode ser virtual conhecido como cyberbullying. Algumas pessoas que sofrem bullying podem sentir tristeza, angustia, irritação, dor, medo, solidão, raiva, desânimo, vergonha e fraqueza, e algumas acham que merecem o que esta acontecendo e assim deixam de contar, ou pedir ajuda.
 Um alvo (vítima) pode ter: Baixo rendimento escolar (baixa nota), distúrbio de sono (insônia), problemas no estômago (dores), transtornos alimentares (comer pouco, ou deixar de comer, ou comer demais), depressão, ansiedade, e em casos mais graves pensamentos destrutivos (como desejo de morrer e suicídios, em casos muito, MUITO graves).
Para quê os autores desse ato feio e assustador fazem isso, é simples: Muitos sentem necessidades de mostrarem serem fortes, valentes, importantes, outros porque às vezes sofrem ou sofreram agressões e acham que devem resolver problemas assim, alguns filmes, programas  de TV, e a internet podem ter influenciado a pessoa que pratica o bullying.
Mas acho que mais do que ficar pensando se esta sofrendo bullying é preciso falar, ou contar para alguém, é preciso se respeitar gostar de si mesmo, e assim tome coragem e fale, pois independente de ser bullying qualquer pessoa tem o direito de ser respeitada, e se as brincadeiras, apelidados, não agradam quem faz também deve respeitar e parar. É preciso se colocar no lugar da pessoa para entender.
Gente,  pode parecer bobeira, mas que legal seria se conseguisse mudar esse bullie tão feio e tanto mal, e transformar num simples bule de chá de erva cidreira, mate, camomila, hortelã.


Nome: Fernanda Ozaki 6° ano B.