quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Comunicado de Matricula

Comunicamos aos alunos do 2ª A sobre a matricula para a 3ª série do ensino médio que deverá ser
feita de 02 a 09/12 na E.E Padre Orestes Ladeira, deverão levar xérox da certidão de nascimento
e do R.G ( Identidade ).
                                                                                                                                    Direção

terça-feira, 29 de novembro de 2011

É Natal

                   O natal está chagando postando alguns trabalhos dos alunos aqui da escola 









segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Senhores Pais

Informamos que Amanhã (29/11/11) e Quarta-feira (30/11/11) Haverá Saresp para as 6 ª series (Período da tarde ) e para as 8ª series ( Período da manhã ).

Senhores Pais

Informamos que segunda feira 05/12 das 17:00 ás 18:45 horas haverá Matricula para as  8ªs. séries.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Comunicado aos Pais e Alunos

Senhores Pais e Alunos, comunicamos que no dia 14/11/11  (2ª feira), será ponto
facultativo, não haverá aula e 15/11/11 (3ª feira) dia da Proclamação da República -
Feriado Nacional - também não haverá aula.Quarta - Ferira (1611/11) as aulas voltam
normalmente. Fiquem atentos ao calendário de provas.Bom feriado à todos !




                                                                                                                Direção

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Artigo sobre violência nas escolas

                                                  O Celular  e o Professor 

Foi notícia, recentemente, o caso de violência praticada por um aluno contra uma professora, uma vez que a mesma o repreendeu pelo uso de aparelho celular, durante a aula. A professora foi agredida com chutes e agressões na cabeça, por semelhante conduta profissional. Depois de o celular tocar por quatro vezes, ela pegou o aparelho e o levou à diretoria, fato que motivou a agressão por parte do aluno. O adolescente foi suspenso das aulas por três dias e responderá pelo ato infracional praticado perante a Vara da Infância e da Juventude, podendo sofrer uma das medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Pobre professora, agredida, por desempenhar, de maneira exemplar, o seu mister e por fazer cumprir a lei. Sim, porque, no Estado de São Paulo, vigora a Lei nº 12.730, de 11 de outubro de 2007, que foi regulamentada pelo Decreto n. 52.625, de 15 de janeiro de 2008, estabelecendo a proibição, durante o horário das aulas, do uso de telefone celular por alunos das escolas do sistema estadual de ensino.
Na verdade, nem haveria a necessidade de tal lei, pois se trata de uma regra básica de educação, ou seja, não utilizar o aparelho celular durante as aulas, peças de teatros, cinemas, cultos e missas, palestras etc. No entanto, por carência de formação familiar, a lei vem reforçar a necessidade de se cumprir esta norma geral de convivência e disciplina.
A professora agiu dentro da maior legalidade possível. A retirada do aparelho celular, que esta sendo utilizado indevidamente, é um ato necessário e legal para o bom desempenho das atividades docentes. Não há como conciliar-se o desenvolvimento das aulas com o uso do aparelho celular, durante a realização das mesmas. Pode-se, num primeiro momento, retirá-lo e deixá-lo na própria sala de aula, onde o aluno poderá reavê-lo, quando do término das atividades. Em caso de reincidência, pode ser retirado e levado à diretoria, fazendo com que o aluno o retire após todas as aulas. E, na hipótese de continuidade de tal conduta, existe a possibilidade de retirada do aparelho e entrega, pela diretoria, somente a um dos pais ou responsáveis, que tomará, formalmente, ciência da conduta irregular do filho e da necessidade de intervir, para que a mesma não se repita.
O uso do aparelho celular durante as aulas configura-se um ato de indisciplina, que precisa ser devidamente coibido pela direção escolar. Para que isso ocorra, deve a direção da unidade escolar: I – adotar medidas que visem à conscientização dos alunos sobre a interferência do telefone celular nas práticas educativas, prejudicando seu aprendizado e sua socialização; II – disciplinar o uso do telefone celular fora do horário das aulas; III – garantir que os alunos tenham conhecimento da proibição (art. 2º do Decreto Estadual n. 52.625/08). Assim, antes de se tomarem medidas administrativas previstas no regimento escolar, os alunos têm que ter ciência da proibição da utilização do celular durante as aulas e a clareza de que o seu uso prejudica o desenvolvimento das atividades propostas, interferindo, negativamente, no direito à educação, que é garantido a todos.
Por sua vez, os pais, que são co-responsáveis pela efetividade do direito à educação (Constituição Federal, art. 205) e que fornecem o celular aos filhos, devem orientá-los da forma mais adequada de utilizá-los, contribuindo para a sua educação. Neste sentido, além das instruções básicas de como utilizar a tecnologia embutida no aparelho (fotos, redes sociais, mensagens etc.), têm que ser orientados sobre as regras fundamentais e essenciais de convivência de como, onde e quando pode utilizá-lo, no caso, o ambiente escolar. A omissão dos pais autoriza a escola, via professora, a tomar a atitude necessária para banir o uso do aparelho durante as aulas. E, em última hipótese, a conduta dos pais pode configurar uma infração administrativa prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (art. 249), referente ao descumprimento dos deveres decorrentes do poder familiar.
Verifica-se, de todo o contexto, que esta questão se relaciona com a necessidade imperiosa de os pais estabelecerem limites aos filhos. Com efeito, se assim não procederem, outros agentes serão chamados a desempenhar esta função, no caso, a professora, que nada mais fez que impor um limite ao uso indevido do celular. E agora, como decorrência do ocorrido (ato infracional), o Poder Judiciário e o Ministério Público irão intervir, impondo outros limites, que se materializarão nas medidas socioeducativas.
O celular chegou a todas as classes sociais e faz parte da vida de crianças e adolescentes. É preciso enfrentar os problemas decorrentes de seu uso e isso requer o comprometimento dos pais, da escola e de todo o sistema de proteção dos direitos da criança e do adolescente, para evitar situações como à noticiada.

Luiz Antonio Miguel Ferreira  :Promotor de Justiça, Coordenador da área de Educação do Centro de Apoio Cível do Ministério Público do Estado de São Paulo. Mestre em educação. Autor do livro: O Estatuto da Criança e do Adolescente e o professor (Cortez, 2010). Membro do Conselho Consultivo da Fundação Abrinq

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Comunicado

Senhores Pais comunicamos que dia 12/10 (Quarta-Feira) feriado nacional não haverá aula e 
dia 13/10 (Quinta-Feira) haverá reunião de conselho de classe e serie portanto não teremos aulas neste dia.Sexta-Feira dia 14/10 aula normal

  

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Escolha da profissão

Esse texto do Brasil Escola trata muita bem da questão da escolha da profissão 






                                                        A ESCOLHA DA PROFISSÃO


Ao longo da vida escolar, principalmente no ensino médio, os alunos têm um único objetivo: a escolha de uma profissão.

Alguns estudantes crescem determinados desde a infância, sabendo em que irão trabalhar, mas muitos, em razão da pouca idade e experiência de vida, não conseguem definir o caminho a seguir.
Realmente não é uma decisão fácil, mas algumas atitudes podem ajudar, o fundamental é conhecer as diversas profissões existentes no mercado, bem como especializações, ou seja, as diferentes opções que existem.
Para isso, buscar informações sobre uma profissão, não só no que diz respeito ao exercício da mesma, mas como está o mercado de trabalho, a faixa salarial para o profissional que a exerce, o campo de atuação profissional, como a mesma é aceita e inserida na sociedade, é fundamental.
Profissão - conhecer para escolher
Fazer um passeio por faculdades também pode ajudar na escolha, pois durante as visitas o jovem terá a oportunidade de ver de perto como são as aulas, as estruturas das faculdades, o que lhe dará um bom suporte.
À medida que formar opinião sobre as profissões que interessam mais, o aluno poderá buscar os locais onde existam esses profissionais e explicar que quer conhecer a forma como trabalham. Ver de perto os procedimentos de uma carreira é uma excelente forma de descobrir aquilo que gosta ou não.
É comum ver estudantes que lutam por vários anos, mas quando ingressam na faculdade descobrem que não gostam daquilo, perdem o encanto com a carreira escolhida. Por isso é fundamental fazer um primeiro contato com o mundo profissional, para se certificar bem e não cometer erros.
Correr atrás, buscar o máximo de informações possíveis sobre os mais diversos cursos, pedir ajuda aos pais, trocar informações com amigos e parentes, procurar ampliar os conhecimentos, são atitudes necessárias.
É necessário perguntar muito, sem ter medo nem tampouco vergonha, pois o erro poderá resultar em prejuízos futuros.



Por: Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

LInk:http://www.brasilescola.com/educacao/a-escolha-profissao.htm

Visita a Feira das Profissões Uniararas 2011

O 2° ano do ensino médio visitou Uniararas na semana da Feira das Profissões






    Pra quem quiser conhecer mais um pouco da Uniararas :http://www.uniararas.br/
    e sobre a feira de profissões :http://www.uniararas.br/feira2011/
   
    No site a uma grande galeria de fotos e videos vale a pena conferir 

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Comunicado

Senhores Pais .
Informamos que sexta-feira(30/09/11) não haverá aula,por motivo de Reunião com os professores.Neste dia estaremos reunidos para refletir sobre o dia do Saresp.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Comunicado

Senhores Pais dos alunos da 2ª série A do Ensino Médio,comunicamos que seus filhos foram convidados a participar da 7ª Feira Uniararas que será no dia 28/09/11 às 8:30 horas. Seus filhos deverão estar com o uniforme da escola. Eles terão a 1ª e a 2ª aula ,sairão da escola às 8:30h, acompanhados da Professora ''Lica'' e o retor previsto é para às 13:00 horas.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

1º Curso Gratuito e Online de prevenção de Drogas para Pais do Brasil


Um curso que auxilia os pais a evitar que crianças e adolescentes iniciem o uso e o abuso de substâncias psicoativas .
Acesse: paisconetados.org

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Aula Diversificada

Aula Diversificada de Matemática da Professora: Sania com o aluno Christopher Cassio Marcal Bueno da 6ª C, tocando e encantando com suas musicas.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Semana do Folclore

    Alunos das 8 ͣˢ séries e 2º ano do Ensino Médio comemoram a Semana do Folclore com apresentações
    resgatando as manifestações artísticas e populares.






quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Aula de Português Diferente




Hoje os alunos da 7ª serie B pesquisaram sobre o consumismo e os jovens no século XXI
com orientação da professora Kelli utilizando a internet








sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Agita Galera 2011

Hoje os alunos  da 7ª A acompanhados pela professora de ciências Maria Rosa e o estagiário da sala de informatica  Caio  fizeram uma caminhada pelo bairro da escola e entregaram panfletos informativos em prol do AGITA GALERA – Dia da Comunidade Ativa, evento que envolve as 5.340 escolas da rede pública do estado de São Paulo e os mais de 5 milhões e meio de alunos. Sob a coordenação do CELAFISCS o Agita Galera faz parte do Mega Programa Agita São Paulo e tem por objetivo sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância da adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável e feliz, mediante do aumento da prática de atividades física diárias,com a recomendação do Programa Agita São Paulo deve acumular pelo menos 60 minutos de atividades físicas de moderada a vigorosa na maioria dos dias da semana, se possível todos, através de brincadeiras, jogos e como propõe do tema deste ano a prática recreativa de diferentes modalidades esportivas. 






















                                                                                                                                                   Texto original :http://www.agitasp.org.br/

terça-feira, 16 de agosto de 2011

As aulas de Arte Continuam

Agora com a turma da  7ª B







                                                                                                                                                (16/08/2011)